domingo, 27 de novembro de 2011

ANOS 50 JOHNNY OTIS :OS PIONEIROS DO ROCK



Johnny Otis

(nascido Ioannis Alexandres Veliotes; 28 de dezembro de 1921, Vallejo, Califórnia )  é um americano cantor , músico , caçador de talentos , disc jockey , compositor , arranjador , artista , produtor de discos , vibrafonista , baterista , percussionista , bandleader e empresário Ele é comumente referido como The Godfather Of Rhythm And Blues.

Vida pessoal

 

  Otis, o filho de Alexander J. Veliotes, a Ilha de Mare estivador e mercearia proprietário, e sua esposa, a ex-Irene Kiskakes, um pintor , é o filho de grego imigrantes
  Ele é o irmão mais velho de Nicholas A. Veliotes , ex embaixador dos EUA Jordan (1978-1981) e Egito (1984-1986).
  Otis é bem conhecido por sua escolha de viver sua vida profissional e pessoal como membro da comunidade Africano-Americana. Ele escreveu, "Quando criança eu decidi que
se a nossa sociedade ditou que um tinha que ser preto ou branco, eu seria negro ". 
  . Ele também é o pai do famoso músico Shuggie Otis .
 

Carreira musical

  Depois de tocar em uma variedade de balanço orquestras, incluindo Lloyd Hunter Serenaders 's,  , ele fundou sua própria banda em 1945 e teve um dos sucessos mais duradouros da era big band, " Harlem Nocturne ".  Essa banda tocou com Wynonie Harris e Charles Brown . Em 1947, ele e Bardu Ali abriu o Clube Barrelhouse na Watts distrito de Los Angeles, Califórnia .  Ele reduziu o tamanho de sua banda e contratou cantores Mel Walker , Pequena Esther Phillips e os Robins (que mais tarde se tornou o Coasters ).  Ele descobriu a Phillips adolescente quando ela ganhou um dos shows do Clube Barrelhouse de talento. Com esta banda, que excursionou extensivamente em todo o Estados Unidos como a Califórnia e Caravan Rhythm Blues, ele teve uma longa seqüência de ritmo e batidas de blues através de 1950.
  No final de 1940, ele descobriu Big Jay McNeely , que, então, realizada em seu "Barrelhouse Stomp". Na década de 1950 ele descobriu Etta James , para quem ele produziu seu primeiro hit, " Roll With Me, Henry "(também conhecido como" The Wallflower "). Otis produziu a gravação original de " Hound Dog ", escrito por Jerry Leiber e Mike Stoller , com vocal de Big Mama Thornton , e foi dado um crédito de escrever em todos os seis dos 1.953 lançamentos da música.Como um artista e repertório homem por King Records , também descobriu Jackie Wilson , Hank Ballard , e Little Willie John , entre outros. Ele também se tornou um disco jockey influente em Los Angeles. 
  Ele continuou a realizar, e em abril de 1958, ele gravou sua gravação mais conhecida "Willie eo Hand Jive", que se relaciona com movimentos da mão e do braço no tempo com a música, chamada de mão jive . Esta gravação passou a ser um enorme sucesso no verão de 1958, atingindo um máximo de # 9 na parada pop dos EUA, e tornando-se apenas Otis '10 Top única.Sua composição mais famosa é "Beat of My Heart Todos", primeiramente gravado pelo The Royals no 1952  , mas que se tornou um enorme sucesso de
Gladys Knight and the Pips .Em 1969 ele gravou um álbum de material sexualmente explícito, com o nome Snatch eo Poontangs .Em 1970 ele tocou no lendário Festival de Jazz de Monterey , com pouco Esther Phillips e Eddie "Cleanhead" Vinson .Na década de 1980 ele tinha um programa semanal de rádio em Los Angeles, tocando R & B música.
Otis continuou realizando através da década de 1990 e encabeçou o San Francisco Blues Festival em 1990 e 2000, embora por causa de seus muitos outros interesses que ele passou por longos períodos em que ele não executar.
Ele foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame em 1994 como uma nonperformer por seu trabalho como compositor e produtor. 
  Frank Zappa citou Otis como a inspiração para seu cabelo facial marca distintiva, afirmando em uma entrevista conduzida pelo criador dos Simpsons Matt Groening e Guitar Player magazine editor Don Menn, "Parecia bom no Johnny Otis, então eu cresci-lo".

  Outros trabalhos

  Na década de 1960, ele entrou jornalismo e na política, perdendo uma campanha para um assento na Assembléia Estadual da Califórnia (uma das razões para a perda pode ser que ele correu com o seu nome muito menos conhecido real).Ele então tornou-se chefe de gabinete do democrata deputado Mervyn M. Dymally . Ele foi também foi o pastor da Igreja da Comunidade Landmark.
  Na década de 1990, Otis comprou uma fazenda perto de Sebastopol, Califórnia , ao norte de San Francisco . Por um tempo ele correu um café / mercearia clube / blues, onde uma das cantoras destaque foi a Georgia -nascido cantor Jackie Payne Em torno deste tempo Otis também fundou e pastoreou uma igreja nova, Landmark Comunidade Igreja do Evangelho, que realizou ensaios semanais na pequena cidade de Forestville, na Califórnia , e domingo serviços em Santa Rosa, Califórnia Marco de serviços de culto centrado na "pregação e as performances de estilo tradicional de um coral gospel e um quarteto gospel masculino, apoiado por uma banda de rock que contou com Otis Otis filho Nicky Otis e filho do Shuggie, Lucky Otis. . A igreja fechou suas portas em meados da década de 1990.
  Otis organizou um programa de rádio popular na KPFA , The Johnny Otis Show.. Este show foi ao ar todo sábado de manhã, ao vivo da Cervejaria Powerhouse em Sebastopol. . Ouvintes foram convidados a parar no café da manhã e aproveitar o show ao vivo.  Devido ao declínio da saúde, bem como a sua mudança para Los Angeles, sua participação no show diminuiu.O último show foi ao ar em 19 de agosto de 2006
Johnny Otis

  Informação de fundo
  Nome de nascimento Ioannis Alexandres Veliotes Ioannis Alexandres Veliotes
Nascido   28 de dezembro de 1921 (1921/12/28) (idade 89)
  Vallejo, Califórnia , Estados Unidos
  Gêneros Blues , rhythm and blues , jazz , gospel , rock & roll , doo-wop , soul , do funk
  Instrumentos Piano , vibrafone , bateria , percussão , vocais
  em atividade 1930-2000- 1930-2000
Rótulos Vários
Website Site http://www.johnnyotisworld.com/ http://www.johnnyotisworld.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário