quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ANOS 50 CHUBBY CHECKER:OS PIONEIROS DO ROCK

 

Chubby Checker


Chubby Checker (nascido Ernest Evans; Spring Gulley, 3 de outubro de 1941) é um cantor-compositor americano, conhecido por popularizar o twist com sua gravação, feita na década de 1960, do sucesso de R&B composto por Hank Ballard, "The Twist". Em setembro de 2008 a canção chegou ao topo da lista, feita pela revista Billboard, dos singles mais populares a terem aparecido na parada de sucessos da mesma revista, Hot 100, desde que ela começou a ser feita, em 1958.


Biografia

Ernest Evans nasceu em Spring Gulley, na Carolina do Sul, e foi criado, durante sua infância, nos conjuntos habitacionais (projects) de South Philadelphia, na Pensilvânia, onde viveu com seus pais e seus dois irmãos. Com oito anos de idade Evans formou um grupo harmônico que se apresentava nas ruas, e ao entrar na high school já havia aprendido a tocar o piano, bem como entreter seus colegas de classe como imitações de cantores populares da época, como Jerry Lee Lewis, Elvis Presley e Fats Domino.
Após concluir a escola, Evans passou a entreter, com canções e piadas, os clientes em seus diversos empregos, vendendo produtos agrícolas em lojas e mercados da cidade. E teria sido seu chefe num destes empregos - no Produce Market - Tony A., que lhe deu o apelido de "Chubby" ("Gorducho"). Henry Colt, proprietário do seu outro emprego, Fresh Farm Poultry, teria ficado tão impressionado com a performance de Ernest que, juntamente com seu colega e amigo Karl Mann, compositor que trabalhava para a Cameo-Parkway Records,conseguiram que o jovem 'Chubby' fizesse uma gravação privada com Dick Clark, apresentador do programa de televisão American Bandstand. Foi nesta sessão de gravação que Evans adotou definitivamente seu nome artístico; a esposa de Clark perguntou-lhe qual era seu nome e ele respondeu: "Bem, meus amigos me chamam de 'Chubby'". Como ele havia terminado de fazer uma imitação de Fats Domino, ela sorriu e perguntou-lhe: "Como damas (checkers, em inglês)?" A brincadeira de palavras envolvendo o 'dominó' do nome de Fats e outro jogo de tabuleiro gerou risadas instantâneas entre os presentes, e foi adotada como nome a partir daquele momento.

Carreira

Durante o auge de seu sucesso, na década de 1960, lançou seus discos pela Cameo-Parkway Records que, juntamente com todo o resto do material da gravadora, tornou-se indisponível depois do início da década de 1970 por disputas legais internas da companhia. Por décadas, quase todas as compilações dos sucessos de Checker eram feitas a partir de regravações.
Checker lançou uma versão dançante de "Back in the USSR", dos Beatles, em 1969, que alcançou apenas o segundo lugar nas paradas de sucesso. Foi a sua última aparição nas paradas até 1982. Também gravou um álbum psicodélico no início dos anos 70 foi lançado inicialmente apenas na Alemanha. O lançamento original não recebeu nome, porém a frase Chubby Checker Goes Psychedelic, escrita na contracapa, passou a ser tomada como o título.
Apesar de ter opiniões ambíguas sobre o seu single mais bem-sucedido, "The Twist", Checker sempre conseguiu capitalizar sua popularidade duradoura. Em 1987 gravou uma nova versão da canção com o trio de rappers The Fat Boys. As letras desta nova versão deixavam implícito que estava satisfeito com esta associação. Checker também interpretou a canção num comercial dos biscoitos Oreo, no início da década de 1990.
Em 2008 "The Twist" foi nomeado o maior hit de todos os tempos pela revista Billboard, que analisou todos os singles que estiverem entre os 10 maiores sucessos das paradas entre os anos de 1958 e 2008. Checker ainda obteve, em julho do mesmo ano, o posto de primeiro lugar na parada de sucessos na categoria dance, com "Knock Down the Walls". Proprietário de seu próprio restaurante, Chubby Checker continua a se apresentar em público regularmente.

Sucessos

(com a posição no Billboard Hot 100)


1959:
  • "The Class" (38º lugar).
1960:
  • "The Twist" (1º lugar)
  • "The Hucklebuck" (14º lugar)
1961:
1962:
  • "Slow Twistin'" (with Dee Dee Sharp (3º lugar)
  • "Dancin' Party" (12º lugar)
  • "Limbo Rock" (2º lugar)
  • "Popeye The Hitchhiker" (10º lugar)
1963:
  • "Twenty Miles" (15º lugar)
  • "Let's Limbo Some More" (20º lugar)
  • "Birdland" (12º lugar)
  • "Twist It Up" (25ºlugar)
  • "Loddy Lo" (12º lugar)
  • "Hooka Tooka" (17º lugar)
1964:
  • "Hey, Bobba Needle" (23º lugar)
  • "Lazy Elsie Molly" (40º lugar)
1965:
  • "Let's Do the Freddie" (40º lugar)
1988:
  • "The Twist (Yo, Twist!)" (com os Fat Boys; 16º lugar)
("Knock Down the Walls" liderou a parada de dance em julho de 2008; porém não foi listada no Billboard Hot 100.)


Chubby Checker




Chubby Checker
WIKI CHUBBY CHECKER 1.jpg
Chubby Checker em 2005.
Informação geral
Nome completo Ernest Evans
Nascimento 3 de outubro de 1941 (70 anos)
Origem nascido em Spring Gulley (Carolina do Sul), criado em Filadélfia (Pensilvânia)
País Estados Unidos
Gêneros Rock and roll
Instrumentos Vocais
Período em atividade 1959 - em atividade
Outras ocupações cantor-compositor
Gravadora(s) Parkway, MCA
Página oficial
ChubbyChecker.com




















Nenhum comentário:

Postar um comentário