sexta-feira, 4 de novembro de 2011

ANOS 50:OS PIONEIROS DO ROCK

The Coasters

The Coasters é um grupo vocal americano de rhythm and blues / rock and roll que tinha uma série de sucessos no final dos anos 1950. Começando com " Searchin '  "e" Young Blood " , as suas canções mais memoráveis ​​foram escritos pela equipe de composição e produção de Leiber e Stoller .  Embora o Coasters origem fora do mainstream doo wop , seus registros eram tão freqüentes que eles imitaram tornou-se uma parte importante do legado através de doo wop dos anos 1960.



História

The Coasters são um grupo de doo-wop, que começou em outubro de 1955. Os membros originais do Coasters foram Carl Gardner , Billy Guy , Bobby Nunn , Leon Hughes (que foi substituído pelo jovem Jessie em um par de seus primeiros Los Angeles gravações), eo guitarrista Adolph Jacobs . Jacobs deixou o grupo em 1959.  O 'Coasters se formaram fora do grupo The Robins, a Los Angeles com base rhythm and blues grupo, que incluía Carl Gardner e Bobby Nunn.
A composição da equipe Jerry Leiber e Mike Stoller tinha começado Registros Faísca , e em 1955 produziu "Cafe Smokey Joe" para os Robins  (o single com 5 Leiber-Stoller). O registro foi popular o suficiente para que a Atlantic Records ofereceu Leiber e Stoller um contrato de produção independente para produzir o Robins para o selo Atlantic. Apenas dois dos Robins-Gardner e Nunn-estavam dispostos a fazer a mudança para o Atlântico, registrando suas primeiras músicas no estúdio mesmo que o tivesse feito Robins (Master Recorders). No final de 1957 o grupo se mudou para Nova York e substituído Nunn e Hughes com Cornell Gunter e Will "Dub" Jones . O quarteto nova era a partir de então estacionado em Nova York (embora todos tinham raízes Los Angeles).
Associação The Coasters "com Leiber e Stoller foi um sucesso imediato. Juntos, eles criaram uma série de bem-humorada "storytelling" hits que estão alguns dos mais divertidos da era original do rock and roll.  única O primeiro, "Down in Mexico", era um R & B hit em 1956 e aparece (em uma regravação de 1970, ainda com Gardner cantando o chumbo) na trilha sonora de Quentin Tarantino 's Death Proof . No ano seguinte, The Coasters, passaram para o paradas nacionais em grande estilo com a dupla face " Young Blood "/" Searchin ' . " "Searchin '" foi o grupo do primeiro sucesso no Top 10 EUA, e liderou as paradas R & B por 13 semanas, tornando-se o maior R & B única de 1957 (todas estas foram gravadas em Los Angeles).
" Yakety Yak "(gravado em Nova York), com King Curtis no tenor saxofone , incluiu o lineup famoso de Gardner, Guy, Jones, e Gunter, tornou-se o ato é apenas nacional # 1 single, e também liderou as paradas R & B. O próximo single, " Charlie Brown ", atingiu o # 2 em ambos os gráficos. Isto foi seguido por " Along Came Jones "," Poison Ivy "(# 1 por um mês no gráfico R & B), e" O Egito Little (Ying-Yang). "
Mudando o gosto popular e um par de line-up mudanças contribuíram para a falta de hits na década de 1960. Durante este tempo, Billy Guy também estava trabalhando em projetos solo, assim New York cantor Vernon Harrell foi trazido para substituir Guy para apresentações de palco. Mais tarde, membros incluíam Earl "Speedo" Carroll (líder do The Cadillacs ), Ronnie brilhante (a voz de baixo sobre Johnny Cymbal "s" Man Mr. Baixo "), Jimmy Norman , eo guitarrista Thomas "Curly" Palmer. The Coasters assinado com a Columbia Records Etiqueta Data em 1966, reunindo-se com Leiber e Stoller (que se separaram com a Atlantic Records em 1963), mas nunca foram capazes de recuperar sua fama anterior. Em 1971, The Coasters teve uma entrada de menores gráfico com " Love Potion No. 9 ", uma canção que Leiber e Stoller tinha escrito para o Coasters mas deu para os trevos em 1959. Na Grã-Bretanha, um 1994 Volkswagen anúncio de TV usado do grupo " Desculpe mas eu vou ter que passar "track, o que levou a um posicionamento gráfico menores no país.
Em 1987, o Coasters se tornou o primeiro grupo introduzido no Rock and Roll Hall of Fame , creditando os membros da configuração de 1958 era. The Coasters também se juntou ao Grupo Vocal Salão da Fama em 1999.
Vários grupos utilizaram o nome na década de 1970, excursionando por todo o país, apesar de Carl Gardner , um dos Coasters original, realizada os direitos legais a ele. Gardner continuou a fazer turnês com o Coasters e fez muitas tentativas para parar de grupos bogus sem conexão com o grupo original usando o nome. No final de 2005, filho de Carl Carl Gardner, Jr. assumiu a liderança com o grupo quando o seu pai se aposentou. Lineup The Coasters "atual é composto por Carl Gardner Jr., JW Lance, Candelara Primo e Whitfield Eddie. 
A partir de 2011, Leon Hughes e Adolph Jacobs são os únicos membros sobreviventes da Coasters original. Alguns dos ex-membros sofreram fins trágicos. Saxofonista e "Coaster quinto" King Curtis foi morto a facadas por dois viciados fora de seu prédio, em 1971. Cornelius Gunter foi morto a tiros enquanto está sentado em uma garagem Las Vegas em 1990. Nate Wilson, membro de um dos Coasters Gunter grupos ramo, foi baleado e seu corpo desmembrado em 1980. 
Ex-gerente de Patrick Cavanaugh foi condenado pelo assassinato após Wilson ameaçou notificar as autoridades de intenção Cavanaugh para comprar móveis com cheques roubados. Embora Cavanaugh foi condenado do assassinato e condenados à morte em 1984, sua pena foi comutada para prisão perpétua. Ele morreu em 2006, em Nevada 's Prison Estado Ely . Cavanaugh foi de 60. 
The Coasters continuam a aparecer regularmente em "oldies" shows e especiais de TV como favoritos velhos e estão disponíveis para reservas. 
A lista abaixo é de Acessos Singles Joel Whitburn de R & B Top e das posições Pop publicados no livro de Bill Millar, "The Coasters" (1975).
No final de junho, a autobiografia de 2007 Carl Gardner "Carl Gardner: Yakety Yak I Fought Back - My Life with The Coasters" foi publicado em AuthorHouse. Em 28 de agosto de 2007, o Coasters "Leiber-Stoller produziu gravações para Data / King 1966-1972 foi lançada em um Vintage Varèse (Varèse Sarabande) CD, intitulado" Down Home "(302 066 844 2) - e em 12 de dezembro, 2007 as gravações completas Atco 1954-1966 foram lançados em um Rhino Handmade 4CD-set, intitulado "Há um motim Goin 'On: The Coasters em Atco" (Rhino RHM2 7740).

                       A formação clássica Coasters

Legado

O repertório do Coasters "teve um impacto significativo sobre anos 60 e 70 artistas de rock. Por exemplo, Leon Russell realizado " Young Blood "no Concerto para Bangladesh em 1971, imitando a disposição do grupo da música com quatro vozes solistas diferentes, e Bad Company versão 's da canção alcançou # 20 em 22-29 maio de 1976, relativa o Hot 100 ; Commander Cody e seus pilotos Lost Planet gravou "Riot in Cell Block No. 9," The Robins ", enquanto The Beach Boys gravou uma versão de 1971 com letras revisto por esse grupo é o vocalista Mike Love , intitulado "Tempo de manifestação estudantil." A novidade cantor Ray Stevens chegou ao número 27 na parada de singles pop dos EUA com um remake de 1969 de "Along Came Jones". Elvis Presley incluída "O Egito Little" na trilha sonora de seu filme 1964 Roustabout . Os dois primeiros sucessos britânica de The Hollies foram "(não é que) Just Like Me" e "Searchin '." The Monkees chegou ao número 10 na parada de singles Cashbox com "DW Washburn". (The Coasters gravou primeiro, mas quando se recusou a Data de liberá-lo, Leiber e Stoller enviou-o como uma demonstração para o Monkees. Depois da Monkees "registro gráfico, o Coasters" original foi emitido.) Várias músicas Coasters eram parte de The Beatles "repertório antes de o grupo de rock britânico começou sua carreira de gravação; George Harrison está entre os cantores sobre o acima mencionado gravação Leon Russell ao vivo. O Grateful Dead semelhante executou várias músicas Coasters em seus primeiros dias. Este foi influenciado por um fim de semana, em 1965, no qual o grupo (ainda chamado The Warlocks) serviu como banda de captação para o Coasters em um lounge em Belmont, CA. Quando os Beach Boys e os Estados Unidos Grateful Dead no palco para executar um conjunto breve na cidade de Nova Iorque Filmore Oriente , eles realizaram "Searchin '" e "Riot in Cell Block No. 9". Inúmeros grupos gravaram "Poison Ivy".
Atinge o Coasters "também composta por uma grande parte da pontuação canção para o 1994 revue musical Café Smokey Joe , uma retrospectiva de Leiber & Stoller músicas que receberam um Grammy e sete indicações ao prêmio Tony seguinte ao da sua estréia na Broadway de 1995. Sua canção "Baby, O Que É Rock and Roll" tem servido como o título principal de uma biografia / songbook de Leiber & Stoller músicas e um documentário de televisão Bravo na compositores.
Além disso, Coasters Coasters canções e os próprios têm sido referidos por músicos depois popular. Frank Zappa referenciado o grupo na letra da canção "Baby Status Back" no seu segundo álbum, Absolutely Free . Sly Stone intitulado um No. 1 hit 1971 álbum de seu grupo Sly & the Family Stone após a linha tag de "Riot in Cell Block No. 9": Há um motim Goin 'On . O folksinger David Bromberg citou "O Egito Little" em sua canção 1972 "Sharon". Paolo Nutini regularmente cobre "Down in Mexico" durante performances ao vivo.

Os membros da banda

Membros atuais
  • JW Lance - vocal tenor (2001-presente), chumbo a partir de 2011
  • Primotivo Candelara - vocal barítono (2008-presente)
  • Eddie Whitfield - vocal baixo (2009-presente)
  • Dennis Anderson - vocal tenor (2011-presente)
Hall 'n' Rock Roll of Fame 1987
  • Carl Gardner
  • Billy Guy
  • Cornell Gunter
  • Will "Dub" Jones
(Prêmio concedido pela Sill Lester)
Ex-membros
  • Carl Gardner - vocal (1955-2005)
  • Billy Guy - vocal barítono (1955-1973)
  • Bobby Nunn - vocal baixo (1955-1957)
  • Leon Hughes - vocal tenor (1955-1957)
  • Adolph Jacobs - guitarra (1956-1959)
  • Jovem Jessie - vocal tenor (sub 1957)
  • Will "Dub" Jones - vocals baixo (1958-1967)
  • Cornell Gunter - vocal tenor (1958-1961)
  • Earl "Speedo" Carroll - vocal tenor (1961-1979)
  • Albert "Sonny" Forriest - guitarra (1959-1961)
  • Vernon Harrell - vocal barítono (sub 1965-1967)
  • Ronnie Bright - vocals baixo (1968-2009)
  • Jimmy Norman - vocal barítono (sub 1969-1972, membro 1973-1978, 1980-1997)
  • Alvin Morse - vocal barítono (1997-2008)
  • Thomas "Curley" Palmer - guitarra (1962-2011)
  • Carl Gardner Jr. - vocal tenor (1997-2001 e 2004), vocais (2005-2011)
  •  

Discografia

  Estúdio álbuns

  • 1957 - The Coasters - Atco LP 33-101
  • 1959 - Greatest Hits The Coasters "- Atco LP 33-111 (SD33-111 recanalizada stereo 1960)
  • 1960 - The One By One Coasters - Atco LP 33-123 (SD33-123 estéreo)
  • 1962 - Costa Junto com The Coasters - Atco LP 33-135 (SD33-135 Edição estéreo alternativo)
  • 1965 - O Que É Rock & Roll - Clarion LP 605 (SD-605 estéreo)
  • 1971 - Their Greatest Recordings: The Early Years - Atco LP SD33-371 (compilação estéreo com suplentes)
  • 1972 - The Coasters On Broadway - King LP KS1146 (estéreo)
  • 1975-1916 Greatest Hits - LP de viagem TOP 16-7 (revival regravações)
  • 1982 - Young Blood - Atlantic DeLuxe LP AD 2-4003 (mono)
  •  
The Coasters


Informação de fundo
Origem Los Angeles, Califórnia ,
Estados Unidos
Gêneros Rhythm and blues
Rock and roll
Período em atividade 1955-presente
Rótulos ATCO (1955-1966)
Data, o Rei (1966-1972)
Atos associados Os Robins
Site Site oficial
Membros
JW Lance
Primotivo Candelara
Eddie Whitfield
Dennis Anderson
Membros do passado
Carl Gardner
Bobby Nunn
Billy Guy
Leon Hughes
Adolph Jacobs
Jovem Jessie
Will "Dub" Jones
Cornell Gunter
Albert "Sonny" Forriest
Earl "Speedo" Carroll
Vernon Harrell
Ronnie Brilhante
Jimmy Norman
Alvin Morse
Thomas "Curley" Palmer
Carl Gardner Jr.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário