quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ANOS 50 BRENDA LEE:OS PIONEIROS DO ROCK




Brenda Mae Tarpley (Atlanta, 11 de Dezembro de 1944) mais conhecida por Brenda Lee, é uma cantora estadunidense que cantou rockabilly, pop e country. Teve 37 hits gráficos estadunidenses durante a década de 1960, um número superado apenas por Elvis Presley, The Beatles, Ray Charles e Connie Francis. Ela é mais conhecida por seu hit 'I'm Sorry" (1960) e "Rockin' Around the Christmas Tree" (1958), um padrão de férias por mais de 50 anos nos Estados Unidos.
Com 1m44 de altura, ela recebeu o apelido de Little Miss Dynamite, em 1957, após gravar a canção "Dynamite", e foi um dos primeiros astros da música pop a ter uma importante carreira contemporânea internacional.
A popularidade de Lee diminuiu no final dos anos 1960, a sua voz amadureceu, porém ela continuou fazendo uma carreira musical de sucesso, retornando às suas raízes como uma cantora de música country com uma sequência de hits nas décadas de 1970 e 1980. Ela é membro da Rock and Roll, Country Music e Rockabilly Hall of Fame, e atualmente vive em Nashville (Tennessee).
A voz de Lee, o seu rosto bonito e as suas apresentações nos palcos começaram a despertar a atenção de todos a partir dos seus 5 anos. Aos 6 anos, ela ganhou um concurso de canto patrocinado por um estabelecimento de ensino fundamental local. A recompensa foi uma aparição ao vivo em um programa de rádio de Atlanta, Starmakers Revue, onde ela voltou a se apresentar no ano seguinte. Lee realizou com Skinner, na loja de discos, em 2 programas de radiodifusão sábado sobre Newport, Kentucky e a estação de rádio WNOP-AM. A família logo retornou à Geórgia, no entanto, desta vez para Augusta e Lee apareceu em um show especial em WJAT-AM em Swainsboro. O produtor do show, Sammy Barton, 'rebatizou-a' como Brenda Lee, pois acreditava que o nome Tarpley era muito difícil de lembrar.
Brenda Lee com o Peter Denton em 1962.





Embora tivesse um comportamento admirável, sentia repugnância por bananas. Quando saladas de frutas lhe eram oferecidas em seu camarim, não continham bananas para evitar que Brenda tivesse acessos de raiva.

Nacional de exposição e estrelato

 

Seu grande sucesso no show business veio em fevereiro de 1955, quando ela ganhou $30 para aparecer em uma estação de rádio Swainsboro para ver Red Foley e uma unidade de turnê promocional do seu programa TV ABC Ozark Jubilee, em Augusta. O DJ Foley foi convencido a ouvi-la cantar antes do show. Foley ficou tão surpreso, como todas as outras pessoas que ouviram a potente voz da pequena menina, que imediatamente concordou em deixá-la cantar "Jambalaya". A música foi ensaiada e, mais tarde, apresentada. Ao término, Foley declarou:
Cquote1.svg Ainda fico com arrepios de frio pensando na primeira vez que ouvi essa voz. Um dos meus pés começou a acompanhar febrilmente o rítmo da música, como se eu estivesse me afastando de 'um terreno em chamas'. E quando ela fez aquele truque de 'quebrar' a voz, ela interrompeu o meu transe, o suficiente para que eu percebesse que eu tinha esquecido de sair do palco. Ali estava eu, após 26 anos de suposto aprendizado sobre como conduzir-me diante de um auditório, com a boca aberta "2 milhas de largura" e um olhar petrificado. Cquote2.svg
A plateia irrompeu em aplausos e se recusou a deixá-la sair do palco até que ela tivesse cantado mais 3 músicas. Em 31 de março de 1955, aos 10 anos de idade, ocorreu a sua estreia na rede Ozark Jubilee, em Springfield, Missouri. Apesar de o seu contrato com o show ser de 5 anos, ele foi interrompido por causa de uma ação judicial movida em 1957 por sua mãe e pelo seu empresário, onde ela fez aparições regulares no programa ao longo de sua execução.
Menos de dois meses depois, em 30 de julho de 1956, a Decca Records lhe ofereceu um contrato, e seu primeiro disco foi um Vinyl, 7", Single, 45 RPM, "Jambayala", apresentando no lado 'B' "Bigelow 6-200". O segundo Single de Lee apresentou duas músicas de Natal: "I'm Gonna Lasso Santa Claus" e "Christy Natal". Embora ela 'já tivesse completado 12 anos de idade em 12 de dezembro de 1956, os créditos de seus 2 Singles distribuídos pela Decca Records falavam em "Little Brenda Lee" (9 anos)." Sua primeira edição foi em 1957, "One Step at a Time", se tornou um hit em ambos os campos, pop e country. Seu hit seguinte, "Dynamite", mostra-a saindo de um quadro com 1m44, o que levou-a a ser apelidada de Little Miss Dynamite.
Lee chamou a atenção primeiramente atuando em locais de música country e mostra, no entanto, sua etiqueta e gestão considerou melhor para o seu mercado exclusivamente como artista pop, o resultado é que nenhum de seus discos mais conhecidos da década de 1960 foram liberados para alguma rádio do país, e apesar de seu som, com pessoas sessão top em Nashville, ela não tem outro país atingido até 1969, e "Johnny One Time".
Em 1960, gravou sua canção-assinatura "I'm Sorry", que foi número 1 no Quadro de avisos em paradas.
Brenda Lee




Fim da carreira

Durante a década de 1970, Lee restabeleceu-se como uma artista de música de país, e ganhou uma série de top hits nas paradas de dez países. O primeiro foi em 1973, "Nobody Wins", que alcançou o top cinco que brotam e se tornou o último hit pop Top 100, chegando ao número 70. O follow-up, o Mark James composição "Sunday Sunrise", chegaram a nº 6 em revista Billboard'S Hot Country Singles em outubro. Outros grandes sucessos foram "ideias erradas" e "Big Four Poster Bed" (1974) e "Rock On Baby" e "He's My Rock" (ambos de 1975).
Após alguns anos de sucessos menores, Lee começou outra corrida no top dez com 1979, "Tell Me What It's Like". Dois follow-ups também chegou ao Top 10 em 1980: "O Cowboy eo Dandy" e "Broken Trust" (este último com backing vocal por O Oak Ridge Boys). Um álbum de 1982, a mão vencedora, apresentando junto com Lee Dolly Parton, Kris Kristofferson e Willie Nelson, Foi uma surpresa positiva, alcançando o top dez no gráfico de discos nos Estados Unidos. Seu último sucesso era bem conhecido, em 1985, "Hallelujah I Love Her So", um dueto com George Jones.
Informação geral
Nome completo Brenda Mae Tarpley
Apelido Little Miss Dynamite
Nascimento 11 de Dezembro de 1944 (66 anos)
Origem Atlanta, Geórgia
País  Estados Unidos
Gêneros pop, rockabilly, country
Período em atividade 1955 - atualmente
Outras ocupações Cantora
Gravadora(s) Decca, MCA Nashville
Afiliações Connie Francis, Skeeter Davis, Ricky Nelson, Lesley Gore, Red Foley
Página oficial Brenda Lee.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário