domingo, 29 de janeiro de 2012

ANOS 60 THE GREATFUL DEAD: OS REVOLUCIONARIOS DO ROCK


 

Grateful Dead


que numa tradução livre para o português significa algo como"Morto(s) Agradecido(s)", foi uma banda estadunidense de rock, formada em 1965 na cidade de São Francisco, Califórnia, berço do movimento hippie. O grupo era conhecido por seu estilo único e também por seu ecletismo, já que fundia em suas composições elementos do folk, bluegrass, blues, country, jazz, psicodélico, space music e gospel, além das performances que se transformavam numa longa sessão de improvisações; esta característica os fez serem caracterizados como uma jam band. "A música deles", escreveu Lenny Kaye, guitarrista de Patti Smith, "alcança níveis que a maioria dos outros grupos sequer sabiam da existência."
Tanta singularidade deu origem a fãs que chegavam a seguir a banda de show em show durante anos. Os admiradores mais fanáticos do Grateful Dead ficaram conhecidos como "deadheads". A louvação é tanta e tão duradoura que leilões realizados em 2007, com objetos pessoais de um dos principais expoentes da banda, Jerry Garcia, morto em 1995, chegaram a arrecadar mais de um milhão de dólares. Banheira, pia e até mesmo o vaso sanitário do guitarrista e vocalista do Grateful Dead foram arrematados por fãs, interessados em guardar um souvenir de uma das lendas do rock.
Em "Os Melhores Artistas de Todos Os Tempos", o ranking das melhores bandas, feito pela revista Rolling Stone, a banda ficou em 55º lugar.

 

Integrantes

 

Formação original