domingo, 29 de janeiro de 2012

ANOS 60 THE BEE GEES: OS REVOLUCIONARIOS DO ROCK

 

Bee Gees

 são uma banda formada por três irmãos: o mais velho Barry Gibb e os gêmeos Robin e Maurice Gibb. Nascidos na Ilha de Man e tendo pais ingleses, moraram apenas alguns anos em Chorlton, Manchester, Inglaterra. Os irmãos mudaram-se ainda crianças para Brisbane, em Queensland, na Austrália. Fazem sucesso desde 1966, sendo um dos artistas que mais venderam discos em todos os tempos.

Passaram por diversos ritmos musicais, do rock psicodélico às baladas, passando pelo country e country rock, pelo rock, pela música disco, pelo R&B, pela música Romântica, terminando no pop rock moderno. Venderam ao todo mais de 250 milhões de discos. Foram incluídos no Hall da fama de grupos vocais, no Hall da Fama do Rock and Roll, no Hall da fama dos Compositores e ganharam nove prêmios Grammy.
O álbum Saturday Night Fever (trilha sonora do filme "Embálos De Sábado A Noite" é a trilha sonora mais vendida de todos os tempos e atualmente, ocupa a 5° colocação como álbum mais vendido da história com mais de 37 milhões de cópias, de acordo com a revista Billboard: 300 Best-selling Albums of All-Time.
O grupo possui muitos recordes pela Billboard Hot 100 entre esses, estão em oitavo lugar entre os artistas com mais canções que ficaram em primeiro lugar nas paradas, o seu álbum "Saturday Night Fever" ficou em segundo lugar, entre os álbuns com mais canções que ficaram em primeiro lugar, perdendo apenas para o álbum "Bad" de Michael Jackson. São os artistas que tiveram mais músicas em primeiro lugar nos anos 70 com nove canções no total, estão em segundo lugar entre os artistas com mais canções consecutivas em primeiro lugar com seis músicas, entre (1975-1979), são terceiro lugar entre os Artistas que ocuparam simultaneamente o primeiro e segundo lugares com as músicas "Night Fever" e "Stayin' Alive", e ainda Barry Gibb está em quarto lugar entre os produtores com mais canções que ficaram em primeiro lugar com 14 músicas e também aparece na quarta colocação entre os Ccmpositores com mais canções que ficaram em primeiro lugar, com 16 músicas ao todo ,perdendo apenas para Paul McCartney (32), John Lennon (26) e Mariah Carey (17). O Hall da Fama do Rock and Roll diz em uma citação: "Somente Elvis Presley,The Beatles,Michael Jackson,Garth Brooks e Paul McCartney superam os Bee Gees em recordes e vendas".
Os Bee Gees, é uma das bandas que mais arrecadaram na história da música, e são considerados por grande parte da crítica musical, a segunda maior banda da história pelo conjunto de sua obra (composições, produções e gravações), perdendo apenas para os Beatles.

Biografia

De 1946 a 1957 - nascimento e iniciação no mundo da música

 

O grupo é formado por três irmãos, filhos de dois músicos regionais ingleses, Hugh Gibb e Barbara Pass, pais de mais duas crianças. Primeiro, o casal teve uma filha, Lesley Barbara Gibb, nascida em 1945 em Manchester. Depois, a família se mudou para Douglas, na Ilha de Man. Lá nasceram os três integrantes dos Bee Gees: Barry Alan Crompton Gibb, em 1 de setembro de 1946; Robin Hugh Gibb e Maurice Ernest Gibb, gêmeos, em 22 de dezembro de 1949 e alguns anos depois, em 1958, Andrew Roy Gibb, o filho mais novo.
A família viveu em Douglas até 1955, quando voltaram a Manchester, vivendo na localidade de Keppel Road. Em 1956, os pais descobriram o talento musical dos filhos. Barry Gibb ganhou sua primeira guitarra, e rapidamente aprendeu a tocar. Maurice e Robin começaram a cantar e descobriram uma harmonia entre suas vozes. Incentivados pelo pai, os irmãos começaram a cantar nas ruas e em alguns "shows de talentos" promovidos por escolas, teatros e cinemas.
Em março de 1958, nasceu o último filho de Hugh e Barbara Gibb: Andrew Roy Gibb, ou simplesmente Andy Gibb, que, futuramente, também iria ingressar no mundo da música, entretanto não como um "Bee Gee". Ainda em 1958, a família emigrou para a Austrália, vivendo na cidade de Brisbane. Lá começaram a tocar em clubes noturnos com relativa audiência.
Até ali, o grupo ainda não tinha nome fixo. Primeiramente, adotaram alguns nomes como The Blue Cats e The Rattlesnakes que, entretanto, não vingaram. Em 1959 um DJ chamado Bill Gates sugeriu-lhes o nome de "Bee Gees", já que em sua opinião haviam muitos "B's" e "G's" na vida deles (exemplo: Barbara Gibb, a mãe deles; Barry Gibb, esse DJ; Brothers Gibb...). Mais tarde, em 1966, adotaram o nome sugerido pelo DJ: Bee Gees.
Em 1959, começaram a tocar em programas de televisão, passando a ficar conhecidos entre o povo australiano.

De 1961 a 1970 - Os primeiros sucessos e as primeiras brigas

Em 1961, Barry acabou os estudos e a família se mudou para a área de Surfers Paradise, gastando bom tempo entre 1961 e 1962 se apresentando em hotéis e clubes noturnos. Em setembro de 1962, os Bee Gees participaram de uma audição com Col Joye, grande artista australiano da época e seu irmão e empresário Kevin Jacobsen. Impressionado com o talento daquelas crianças, Kevin conseguiu uma grande apresentação para eles, junto do grande artista do momento, Chubby Checker, o que deu visibilidade e prestígio aos jovens.
Kevin conseguiu também com que os Bee Gees assinassem seu primeiro contrato musical com a maior gravadora de artistas independentes da Austrália, a Festival Records, sob a etiqueta Leedon, usando o nome Bee Gees. Inicialmente, quase chegaram a falir, mas com o sucesso "Wine And Women", que chegou ao Top 20 em 1965, puderam gravar seu primeiro disco, The Bee Gees Sing and Play 14 Barry Gibb Songs.
Em 1966, os Bee Gees lançaram Spicks and Specks, já pela etiqueta Spin, também da Festival Records. Em janeiro de 1967, entusiasmados com o sucesso dos Beatles, os Bee Gees decidiram retornar à Inglaterra. Partiram em um navio, onde tocavam em troca das passagens. Foi à bordo do navio que souberam que o single "Spicks And Specks", chegara ao topo das paradas australianas, era o primeiro "number one" dos Bee Gees.
Ao chegarem na Inglaterra, começaram a procurar uma nova editora. Hugh Gibb decidiu começar pela "maior de todas" e mandou, otimista, um material para a NEMS, que era simplesmente a produtora dos Beatles. O pacote enviado por Hugh naturalmente ficou numa pilha com muitos outros de centenas de grupos com o mesmo sonho. Entretanto, o novo diretor da NEMS, era o australiano Robert Stigwood e justamente por ser australiano, deu atenção especial ao ver um pacote vindo de seu país, decidiu ouvir o material da banda, acabou gostando do que ouviu e contratou os Bee Gees, os posicionando na gravadora inglesa Polydor. Depois de conquistarem a Austrália, estava tudo pronto para os Bee Gees conquistarem a europa.
Com as apresentações ao vivo ficando cada vez mais frequentes, foi necessário montar uma banda e dois amigos foram chamados: Colin Petersen para a bateria e Vince Melouney para a guitarra. A partir do contrato com a Polydor, eles entraram como membros permanentes dos Bee Gees. Podem ser vistos nas capas dos discos e nos clipes dos anos 60. A formação ficou a seguinte: Barry (Guitarra e Voz), Robin (Piano e Voz), Maurice (Baixo e Voz), Colin (Bateria) e Vince (Guitarra).
O primeiro single mundial da banda, lançado já pela Polydor, foi "New York Mining Disaster 1941" em abril de 1967. Lançado de maneira inusitada, representou um verdadeiro golpe de marketing: o artista vinha escrito como "Be…es", levando as pessoas a pensarem que era uma nova música dos Beatles. As pessoas compravam, acabavam gostando e depois descobriam que, em vez dos Beatles, eram os Bee Gees. Mas a canção que realmente lançou o trio ao estrelato foi "Massachusetts", de novembro de 1967, que foi o primeiro single a chegar ao topo das paradas mundiais, em mais de dez países.

Até o fim dos anos 60, os Bee Gees formaram um quinteto de rock, com influências do country e do soul e letras românticas. Com essas características, conseguiram outros sucessos: "To Love Somebody", em 1967, "Words" e "I've Gotta Get a Message to You ‎ " em 1968, além de "I Started a Joke", a primeira canção dos Bee Gees a chegar no primeiro lugar no Brasil, em 1968.
No fim de 1968, os Bee Gees gravaram o álbum Odessa, lançado em 1969 contando com os singles First Of May e Melody Fair, o disco culminou na trágica separação do grupo. Robin decidiu sair da banda, pois alegava que Robert Stigwood dava mais prioridade a Barry, Vince Melouney o acompanhou. Colin Petersen ainda manteve-se na banda e gravou algumas canções com Barry e Maurice, mas só permaneceu até agosto de 1969, quando foi despedido, sendo substituído por Geoff Bridgeford, que mais tarde também saíria do grupo. Os irmãos hoje reconhecem que não tinham maturidade suficiente para encararem o sucesso com tão pouca idade, com 20 anos já estavam ganhando muito dinheiro, eram perseguidos por mulheres e conviviam diariamente com drogas e alcóol, a receita foi fatal, uma batalha interna entre egos culminou com uma forte briga, que separou os Bee Gees.
Ainda em 1969, Robin gravou seu primeiro disco solo, que lançaria em 1970, com o sucesso Saved By The Bell. Barry e Maurice continuaram e gravaram como Bee Gees até dezembro de 1969, e o álbum resultante dessas gravações foi Cucumber Castle, com o single Don't Forget to Remember lançado em abril de 1970. "Cucumber Castle" também virou seriado de televisão, sem sucesso.
Os Bee Gees começaram o ano de 1970 separados, entretanto, aos poucos o grupo voltou a gravar junto, e os projetos solo foram deixados de lado. Após a reaproximação, os irmãos lançaram 2 Years On, que só tem três faixas compostas pelos três Gibb's, mas que incluia o grande sucesso Lonely Days, uma música reflexiva do período em que ficaram separados. A partir deste momento, a configuração do grupo como "trio" foi fixada, apenas os três apareceriam nas capas dos discos, o restante dos músicos seriam contratados conforme a necessidade para tocar ao vivo.

De 1971 a 1980 - quase falência, ressurgimento, mudança de estilo e o auge

O início dos anos 70 foi bom para o grupo. Em 1971, com o lançamento do album "Trafalgar", a banda teve seu primeiro grande sucesso nos Estados Unidos: a balada "How Can You Mend A Broken Heart?", primeiro lugar na maior parte das paradas do continente e a terceira mais ouvida no Brasil em 1971. No ano seguinte foi a vez de "Run To Me" conquistar a Europae a America Latina.
Apesar dos recentes sucessos a carreira da banda estava em descenso. Os Bee Gees continuavam com um ritmo "rock sessentista", que já estava ficando fora de moda com o fim dos Beatles. O "Funk" e "Soul" norte-americanos eram o "ritmo do momento".
Em 1973, sem ligar para as tendências do mercado fonográfico, lançaram o disco Life in a Tin Can, e foram bombardeados pela crítica. Mesmo com o fracasso anterior, os Bee Gees ainda gravaram outro álbum, A Kick in the Head is Worth Eight in the Pants, a teimosia os castigou, acabaram sendo censurados nas principais rádios da europa: "De repente, ninguém mais sabia quem eram os Bee Gees" - conta Barry. O "baque" foi determinante para o grupo perceber que estavam precisando de novos ares, do contrário, iam a falência.
Ainda em 1973, por sugestão do amigo Eric Clapton, foram viver nos Estados Unidos. Lá contrataram o produtor Arif Mardin, em substituição a Robert Stigwood. Mardin mostrou-lhes as tendências do momento e os Bee Gees lançaram, em 1974, o disco Mr. Natural, o primeiro com uma levada mais soul. Entretanto, com toda a decadência que os Bee Gees tinham sofrido nos anos anteriores, o disco foi praticamente esquecido pela mídia, sendo crucificado como o menos vendido da carreira do grupo. Mesmo assim, "Mr.Natural" é considerado um marco na carreira dos irmãos, afinal simboliza uma mudança completa na concepção fonográfica da banda.
Em 1975, com enorme receio devido as experiências anteriores, lançaram Main Course, um disco extremamente bem trabalhado. O álbum devolveu os Bee Gees as paradas, com os sucessos "Jive Talkin", "Nights On Broadway" e "Fanny (Be Tender With My Love)". Nessa época, o grupo KC And The Sunshine Band fazia sucesso com "That's The Way (I Like It)", e os Bee Gees decidiram apostar nesse estilo. Em 1976, lançaram Children of the World, considerado como o "primeiro álbum disco music" da banda, que continha a balada "Love So Right" e o hit "You Should Be Dancing", um clássico do gênero. Foram nestes dois discos que surgiram o famoso "falsete" (voz aguda) de Barry Gibb, que alguns anos depois se tornaria marca registrada do grupo.
Em 1976 lançaram seu primeiro álbum ao vivo: "Here at Last... Bee Gees...Live". Apesar de não serem mais produzidos por Robert Stigwood, mantinham grande amizade com o produtor, que agora estava trabalhando com cinema. Em 1976 Stigwood convidou o grupo para participar da trilha sonora de Saturday Night Fever, mal sabiam que aquele simples convite, os faria explodir para o mundo inteiro no ano seguinte.
O filme "Os Embalos De Sábado À Noite" virou um marco-cultural dos anos 70, e o álbum com a trilha sonora do filme bateu todos os recordes de vendagens possíveis (segundo a Billboard, é o quinto álbum mais vendido da história da música, com 37 milhões de unidades). Na época do seu lançamento manteve-se por ano no topo das vendagens, sendo superado apenas quando Michael Jackson lançou o álbum "Thriller"".
As músicas "Stayin' Alive", "More Than A Woman", "How Deep Is Your Love" e "Night Fever" alcançaram o primeiro lugar em vários países do mundo. O grupo também assinou a faixa "If I Can't Have You", sucesso na voz de Yvonne Elliman. Além de todo esse sucesso com a trilha do filme, escreveram também a música "Emotion", que foi sucesso na voz de Samantha Sang. Barry ainda compôs em 1978 a faixa-título do filme musical Grease - Nos Tempos da Brilhantina, interpretada por Frankie Valli, entre 1977 e 1979, ninguém superava os Bee Gees, em qualquer rádio, no mundo inteiro.
Em 1978, também convidados por Robert Stigwood, os Bee Gees participaram do filme musical Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, baseado no álbum homônimo dos Beatles, o filme, que contava com participações de Alice Cooper, Aerosmith, Earth, Wind & Fire e outros artistas, foi um fracasso. "Vamos pular essa parte" refere-se Robin Gibb, quando o filme é mencionado.
Em 1979 os Bee Gees lançaram o álbum Spirits Having Flown onde mostraram sua força e emplacaram vários sucessos, como "Tragedy", "Love You Inside Out", "Reaching Out" e "Too Much Heaven". O álbum vendeu mais de 30 milhões de unidades. Neste ano, os Bee Gees deram início a turnê Spirits, que passou por mais de 100 cidades, em diversos países do mundo. Um avião com o logotípo da álbum e o nome "Bee Gees" levava o grupo.
Os irmãos terminaram a década de 70 como artistas consagrados, o título "reis da disco music" se fez justo, diante das grandes vendagens do grupo durante a última metade da década. Em 1980, o rock pesado começou a tomar conta das rádios norte-americanas e os Bee Gees acabarem sendo deixados de lado: "Escute-nos hoje! Não vamos tocar Bee Gees!", anúnciava uma rádio.
A partir deste momento, os irmãos decidiram dar uma pausa na carreira, e começaram a trabalhar como produtores para outros artistas. Assim, se dividiram em dois grupos, contudo sem deixar de comporem juntos, para produzirem discos a serem lançados em 1980. Robin e Maurice produziram o disco Sunrise para Jimmy Ruffin. Em contrapartida, Barry produziu After Dark para Andy Gibb e Guilty para Barbra Streisand, que vendeu mais de vinte milhões de cópias no mundo inteiro.

De 1981 a 1990 - Uma parada e a volta

Em 1981, os Bee Gees decidiram se reunir novamente e lançar um disco: Living Eyes. A mídia já estava "saturada" com os irmãos Gibb, durante quase três anos a banda foi assunto diariamente nos tablóides, e o processo de renovação se fazia necessário, e assim, os Bee Gees, antes protagonistas na maioria das rádios americanas, passaram a ser censurados, sob alegação que o público queria ouvir rock e já estava cansado de "disco music". Mesmo que o álbum não conte com nenhuma música "dançante", foi simplesmente esquecido pelos jornais e magazines americanos, recebendo apenas atenção na Ásia.
Em uma última tentativa de reviver a disco music, a indústria cinematográfica decidiu lançar, em 1983, o filme "Staying Alive", uma espécie de continuação para "Os Embálos De Sábado À Noite". O filme contava com John Travolta como estrela principal e naturalmente, os Bee Gees foram chamados para compor a trilha sonora. O resultado foi um fracasso, a maioria dos estudiosos considera este como o "último ato" da disco music, ali culminou-se o fim de uma era, que marcou a vida de quem era jovem nos anos 70.
Em meados dos anos 1980, as equipes começaram a desenvolver diversos trabalhos. A equipe de Robin e Maurice se concentrou em álbuns solo para Robin. Já a equipe liderada por Barry buscou a produção musical para outros artistas. As tentativas solo renderam certo sucesso que, porém, ficou restrito à Europa, Japão e América Latina. Baladas como "Juliet" (trabalho de Robin Gibb, de 1983), "Shine Shine" (Barry Gibb, de 1984) e "Like a Fool" (Robin Gibb, de 1985) nunca estouraram nos Estados Unidos, mas são conhecidas mundialmente. Já outras canções como "Hold Her in Your Hand" (Maurice Gibb, de 1984), "Fine Line" (Barry Gibb, de 1984) e "Toys" (Robin Gibb, de 1986) ficaram bem apagadas, sem estourar em quase nenhuma parte do mundo.
As investidas das equipes renderam trabalhos bem vistosos para Dionne Warwick, Kenny Rogers, Diana Ross e Carola. Para Dionne, a equipe de Barry produziu Heartbreaker, que tornou-se um dos melhores discos da cantora, com destaques para a faixa-título, "All The Love In The World" e "Yours". Para Kenny Rogers, foi produzido Eyes That See in The Dark, que gerou sucessos como "You And I" e "Islands In The Stream", esta última com enorme sucesso, alcançando o título de "música country mais vendida de todos os tempos".
Para Diana Ross, foi feito o álbum Eaten Alive, do qual foi destaque a faixa "Eaten Alive", que conta com a participaçao de Michael Jackson nos backin's vocals e teclados. Já para Carola Häggkvist, brotou o disco Runaway, sucesso absoluto com as canções "The Runaway" e "Radiate" na Suécia (país natal da cantora), e que rendeu a ela dois discos de platina. Ou seja, mesmo afastados, os Bee Gees colecionavam sucessos, agora como compositores.
Em 1985, os Bee Gees começaram a se reaproximar, mas ainda não era a volta dos Bee Gees. Houve ainda algumas investidas em direção a produção para outros artistas e projetos solo, até que em outubro de 1986, os Bee Gees assinam com a Warner, voltando então a trabalhar juntos. Em 1987, lançaram o álbum E.S.P, que os devolveu ao primeiro lugar em boa parte do mundo (ainda não nos Estados Unidos), com o sucesso "You Win Again". Em 1988 os Bee Gees participaram do Prince's Trust, em Londres, interpretando os sucessos You Win Again e Jive Talkin' ao lado de artistas consagrados como Phil Collins, Brian May e Midge Ure, e participaram do Nelson Mandela's Tribute.
Barry, em um último trabalho como produtor, assinou a trilha sonora do filme Hawks. No mesmo ano, a família sofreu um abalo com a morte do irmão mais novo Andy Gibb, que sofria de uma problema cardíaco agravado após anos de uso de drogas e álcool. Em 1989, lançaram o álbum One, e voltaram a conquistar popularidade nas rádios americanas com os singles One, Ordinary Lives e Wish You Were Here (em português: "Eu Queria que Você Estivesse Aqui", homenagem ao irmão falecido no ano anterior). O disco ficou no Top 10 por quase um ano, e originou a turnê One For All, que percorreu a Europa e a Ásia, sendo registrada em VHS e posteriormente lançada em DVD.
O ano de 1989 marcou a volta dos Bee Gees a mídia norte-americana, dez anos depois de serem duramente censurados. O caminho estava aberto para serem reconhecidos nos anos 90, como "uma das maiores bandas de todos os tempos".

De 1991 a 2000 - Reconhecimento e premiações

 

Em 1991, é lançado o álbum "High Civilization", com grande sucesso na Alemanha, e mais alguns países da Europa, lançando o hit single "Secret Love", alem de singles como "When He's Gone" e a poderosa balada "The Only Love". Esse sucesso "concentrado" na Europa Ocidental resultou na turnê "High Civilization Tour" no mesmo ano.
Em 1993, mais um álbum é lançado "Size Isn't Everything", com singles como "Payin' The Price Of Love", "Blue Island", e a balada "For Whom The Bell Tolls", até hoje muito tocada nas rádios. Neste mesmo ano o canal Vh1 apresentou um show especial dos Bee Gees, intitulado "Center Stage", a apresentação foi exibida em todos os países onde o canal era transmitido.
De 1994 a 1997, o grupo participou do especial Storytellers do canal Vh1 com versoes acústicas de seus sucessos e muitas composições nasceram, e resultaram no álbum seguinte "Still Waters" lançado em 1997. O disco, com um som bem mais moderno, é considerado como um dos melhores do grupo e alcançou vendagens superiores a 10 milhões de unidades. Com "Alone" voltaram ao topo das paradas nos EUA, ganhando disco duplo de platina. Outro single de muito sucesso do álbum foi a balada "I Could Not Love You More".
Neste mesmo ano de 1997, os irmãos lançaram um documentário sobre sua carreira chamado "Keppel Road" e começaram a turnê "One Night Only", com a proposta de fazer "apenas uma noite" em cada continente, todos os shows foram transmitidos ao vivo por redes de televisões locais. Um desses shows, realizado no luxuoso hotel "MGM Grand Las Vegas", foi lançado em DVD e CD no ano seguinte. Este mesmo show: "Bee Gees - One Night Only" é grande sucesso de vendas até hoje em todo o mundo, sendo um dos discos mais vendidos da história do grupo.
Ainda em 1997, Os Bee Gees compuseram, cantaram e produziram um mega hit para Celine Dion, "Immortality", que permaneceu durante um ano nas paradas de todo mundo. Os anos 90 foram marcados pelo reconhecimento da indústria à carreira dos Bee Gees. Em 1994 foram indicados para o Songwriters Hall Of Fame (Hall Da Fama dos Compositores) e em 1997, por ironia do destino, foram indicados para o Rock N' Roll Hall Of Fame (mesmo sem nunca terem sido considerados como uma banda de rock), além destes importantes títulos, os Bee Gees receberam mais 10 outros prêmios em vários cantos do mundo.

De 2001 a 2009 - fim do grupo e trabalhos solo

 

Em 2001, lançaram o que foi o seu último álbum, This Is Where I Came In, um álbum pop rock, em que se destaca a canção/título "This Is Where I Came In", "Wedding Day", "Sacred Trust" e "Man In The Middle", álbum que também teve repercussão localizada em países diferentes: sucesso na Europa, frieza na América, estouro na Ásia.Gravaram no mesmo ano o Dvd Live By Request e um documentário em Dvd completo sobre a vida deles, tendo o mesmo nome de seu último álbum This Is Where I Came In. No final de 2001 foi lançado a coletânea Their Greatest Hits: The Record, uma reuniao dos maiores sucessos da banda e novas versões para Heartbreaker, que foi lançada como single para promoção do álbum, Emotion, Island In The Stream e mais a versão demo para Immortality, na voz de Barry. A coletânea foi um grande sucesso ficando entre os mais vendidos em vários países. Depois, os Bee Gees decidiram dar um tempo. Em 2002, Robin Gibb gravou seu quinto álbum solo, Barry Gibb gravou algumas canções com Michael Jackson, que nunca foram lançadas e Maurice Gibb estava trabalhando com sua equipe de PaintBall. Entretanto, uma tragédia acontece em 12 de Janeiro de 2003: de ataque cardíaco, morre Maurice Gibb; curiosamente sua irmã Leslie faz aniversário nesse dia. Maurice tinha a fama de ser o mediador entre as mentes conflitantes de Barry e Robin. Estes então anunciaram o fim do grupo, no dia 22. Durante sua carreira, os Bee Gees ganharam nove prêmios Grammy e foram incluídos no Songwriters Hall of Fame (Hall da Fama dos Compositores), em 1997, no Hall da Fama do Rock and Roll entre muitos outros.
Os irmãos continuaram seu trabalho de forma solo. E, mesmo com a morte do irmão, Robin lançou um disco solo em 2003, o álbum Magnet, que vem com diversas baladas modernas, e que chegou a ser bem difundido na Europa com o single Please. No mesmo ano a música Wedding Day, integrou a trilha sonora do filme Até Que Os Parentes Nos Separem (The In Laws), com Michael Douglas. Robin trabalhou no ano seguinte com Alistair Griffin na releitura de My Lover's Prayer, do álbum Still waters de 1997. Ainda em 2004 foi lançada a primeira coletânea ou seja, o primeiro lançamento de um álbum dos Bee Gees após a morte de Maurice, intitulada de Number Ones', contando com suas musicas que chegaram ao primeiro lugar nas paradas e mais o single Man In The Middle em tributo a Maurice. Em 2005, Robin trabalhou com o grupo G4 na releitura de First Of May. Produziu o single de lançamento de uma das ex-integrantes da banda Atomic Kitten, com sucesso estrondoso na Inglaterra e Europa e mais uma coletânea lançada: Love Songs. Entre 2004 e 2006 Robin saiu em turnê pelo mundo, turnê esta que foi chamada Magnetic Tour, da qual um dos concertos foi registrado em CD e DVD e lançado em 2005.
Em 2004 os irmãos Gibb receberam o título Doutor Honoris Causa da Universidade de Manchester e a Comenda de Cavaleiros do Império Britânico, em Londres. Barry trabalhou compondo e produzindo para Cliff Richard, em 2004, e para Barbra Streisand, em 2005, revivendo o sucesso de 1980. O álbum Guilty Pleasures, produzido para ela, foi bem visto em todo o mundo e icluia os singles Come Tommorow em dueto com Barry e Stranger in The Strange Land. Ainda em 2005, a dupla relançou o álbum Guilty, como ediçao especial de 25 anos, com Cd e DVD, o que fez com que Barry aparecesse na mídia mais uma vez.
Em 2006, os irmãos se reuniram para uma apresentação beneficente em Miami e para o Prince's Trust em Londres. Receberam no mesmo ano um prêmio da Academia Britânica da Música. Mas nada disso é fonte de união dos irmãos. No mesmo ano, a dupla assina com a Reprise Records, que começa a relançar um a um os álbuns da banda. Seguindo solo, Barry começa a lançar várias músicas no iTunes: lança seus novos singles Doctor Mann e Underworld e as demos dos álbuns produzidos por ele na década de 1980 — The Guilty Demos, The Heartbreaker Demos, The Eyes That See in the Dark Demos e The Eaten Alive Demos. Robin lançou, em novembro, seu último álbum: My Favourite Christmas Carols, que contém vários hinos natalinos mais a faixa Mother of Love, sua mais nova composição.
Em 2007, Barry e Robin gravaram um documentário sobre a repercussão de suas músicas no filme Saturday Night Fever, lançado em DVD no mesmo ano em comemoração aos 30 anos de lançamento do filme. Já Barry lançou em 2007 seu single country Drown on the River, que esteve na trilha do filme Deal (no Brasil, o filme foi nomeado Negócios e Trapaças.
Em 2008, Robin seguiu em sua carreira solo se apresentando em vários países cantando sucessos dos Bee Gees e de sua carreira solo e lançando quatro singles: Alan Freeman Days, Wing and a Prayer, Ellan Vannin e Stayin' Alive, esse último em dueto com a cantora russa Valeryia. Enquanto isto, Barry participou do novo álbum de Olivia Newton-John, na música The Heart Knows e participou do single da cantora Jamie Jo, U Turn Me On.

2009 - Anúncio da volta aos palcos

Robin preparou seu novo álbum solo 50 St Catherine's Drive, porem ate agora sem novidades de lançamento e em março de 2009 participou da nova versão da música Islands in the Stream, junto com Tom Jones e a dupla country Byrns & Nessa, alcançando mais uma vez o primeiro lugar nas paradas inglesas, tornando os Gibb's os únicos compositores a ter pelo menos uma música no topo das paradas em 5 décadas distintas (60s, 70s, 80s, 90s e 2000s). Barry estava preparando ainda em seu 3º álbum solo, com lançamento previsto para 2009, o que também nao ocorreu, talvez pelo retorno dos Bee Gees. Tudo indicava que um álbum country estava a caminho. Constantemente Barry participa de chats com fans em seu site oficial e recentemente se apresentou no Love and Hope Ball, interpretando os sucessos dos Bee Gees, com participações de Olivia Newton-John e seu filho Steve Gibb. Em março de 2009, Barry se apresentou no Sound Relief em Sidney, na Austrália, interpretando os grandes sucessos dos Bee Gees, novamente ao lado de Olivia Newton-John, show que ainda conta com apresentações de vários artistas como a banda Coldplay. O show deve ser lançado em breve em DVD.
As esperanças sobre uma volta do grupo começaram em 2009, com Robin e Barry trabalhando conjuntamente em um musical dos Bee Gees a ser lançado e, em julho, participando de uma homenagem feita pela Rhino em comemoração aos 50 anos de carreira na Inglaterra. Além disso, eles fizeram uma apresentação juntos, sob o nome de Bee Gees, tocando seus maiores sucessos em Manchester, Inglaterra. Robin, então, deu uma entrevista à rádio britânica BBC revelando que é a volta definitiva dos Bee Gees aos palcos, dizendo que ele e Barry já estão se preparando para uma grande turnê.
Ainda em 2009, os irmãos decidiram lançar duas coletâneas. A primeira, Ultimate Bee Gees: The 50th Anniversary Collection traz dois discos, um de músicas dançantes e outro de românticas, todas sucessos da carreira da banda. A edição de luxo traz ainda um DVD com clipes da banda totalmente remasterizado, iniciativa inédita do grupo. A outra, Mythology, estava planejada para ser lançada junto com a primeira, no dia 3 de novembro de 2009, mas foi adiada para 2010; ela traz quatro discos, cada um contendo músicas interpretadas por cada irmão Gibb, inclusive Andy. A coletânea Mythology ainda conta com cançoes inéditas na voz de Andy Gibb e Maurice Gibb. Para a divulgaçao da coletânea Ultimate, os Bee Gees iniciaram no final de Outubro uma série de apresentaçãoes na televisao. É a primeira apresentaçao dos Bee Gees na mídia após 07 anos, excetuando a apresentaçao em 2006, no Prince's Trust.










Bee Gees
Barry (De preto) Robin (Centro) e Maurice Gibb (De Branco), os "Bee Gees" durante uma apresentação na TV em 1968.
Informação geral
Origem Douglas, Ilha de Man
País  Reino Unido
Gêneros Rock and roll, rock psicodélico, country rock, R&B, soul, disco, pop, pop rock, soft rock
Período em atividade 19612003
2009 – presente
Gravadora(s) Festival Records
Polydor
Atco
RSO
Warner Bros
Rhino Records
Página oficial www.BeeGees.com
Integrantes
Barry Gibb - vocal, violão, guitarra, baixo
Robin Gibb - Voz,Vocal
Maurice Gibb (falecido) - Voz,vocal, guitarra,Piano, teclado (instrumento musical), baixo, Gaita,Percussão,órgão.































































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