sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

ANOS 60:VAN MORRISON,OS REVOLUCIONARIOS DO ROCK


http://static.guim.co.uk/sys-images/Admin/BkFill/Default_image_group/2010/6/3/1275571778898/Van-Morrison-006.jpg

Van Morrison

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2mVHkrGTOeIpE6bAoLwbwld8_bMS6iJun9J6ZLr1dXAyIl68Rbmlu0xNdfNf16s1v1UwRKDOr-YC1Cyk7-Us8NnaSe1ODooWODcSnZIz-MGBlFFdGGL3hl6P6p_LrrLpLBvog_fYNy4vQ/s1600/van+morrison+1.JPG

Van Morrison OBE (Belfast, Irlanda do Norte, 31 de Agosto, 1945), nome artístico de George Ivan Morrison, é um cantor, compositor e expoente da chamada celtic soul.
Dedicou-se desde muito cedo à música porque o seu pai coleccionava discos de jazz, e a mãe era cantora. Atingiu a maturidade à frente dos Them, banda formada em 1964, e com a qual obteve uma série de êxitos. Morrison começou a ficar triste devido à grande utilização de músicos de estúdio por parte da banda e abandonou o seu grupo após uma digressão pelos Estados Unidos em 1966. Regressou a Belfast com a intenção de deixar o mundo da música, mas o produtor Bert Berns convenceu-o a regressar a Nova Iorque e a gravar a solo. Destas primeiras sessões de gravação saiu uma das suas músicas mais conhecidas, Brown eyed girl.
Em 1968, é editado Astral Weeks, considerado por muitos o seu melhor trabalho, muito aclamado pela crítica, mas não tendo muita aceitação por parte do público. Morrison geralmente mostra algum desdém pelas opiniões da imprensa e da crítica. O seu trabalho é, muitas vezes, de natureza espiritual, combinando elementos do jazz, R&B e música celta.
Em 1990, participou no espectáculo de Roger Waters, The Wall in Berlin, com outros convidados, entre os quais Bryan Adams e Scorpions.


 http://www.irish-showbands.com/images/rock/Van.jpg

Biografia

George Ivan (Van) Morrison nasceu em 31 de agosto de 1945 e cresceu em Bloomfield, Belfast, Irlanda do Norte como o único filho de George Morrison, um estaleiro trabalhador e Violet Stitt Morrison, uma cantora e dançarina amadora na juventude. Van foi exposto à música desde a mais tenra idade, como seu pai, trabalhou em Detroit em uma loja de discos de jazz, blues e country and western . O gosto musical do pai foi passado a ele, por isso, cresceu ouvindo artistas como Jelly Roll Morton, Ray Charles, Lead Belly e Solomon Burke. Para um artigo da revista Rolling Stone de 2005 declarou "Esses rapazes foram minha inspiração. Se não houvesse aquele tipo de música, eu não poderia fazer o que eu estou fazendo agora."
Os pais de Van Morrison, observando o interesse pela música do filho, compraram uma guitarra quando ele tinha doze anos de idade. Morrison aprendeu a tocar acordes simples, enquanto estudava a canção em livros. Ele logo formou uma banda chamada Sputniks na escola com amigos. Eles tocaram em alguns dos locais cinemas, e mesmo nessa tenra idade, Van já estava assumindo a liderança do grupo. Aos quatorze anos, ele formou outra banda, Midnight Especial. Quando esta banda rompeu-se ele queria aderir à Thunderbolts, mas desistiu porque sabia apenas tocar guitarra. Depois de pedir ao pai para compra-lhe um saxofone, Van teve aulas de sax tenor e teoria musical com George Cassidy, um professor local, com quem teve aulas por um mê . Em seguida, ingressou na Thunderbolts, tocando nos arredores da cidade. O jovem Morrison já era conhecido pelo seu natureza lacônica e a sua inabilidade para conviver com os membros da banda. Sua mãe revelado que ela tomou-lhe reservar um dia para dizer-lhe ele precisa aprender a falar com as pessoas. Segundo a sua mãe, "Van disse-me que não era que ele não queria falar, mas porque música invadiam-no através da sua cabeça o tempo todo. Ele disse que não sabia se ele havia sido abençoado ou amaldiçoado, porque as palavras ea música não iriam deixá-lo.


 

Discografia

 


 http://tekstovi-pesama.com/g_img2/0/v/44185/van%2520morrison-2.jpg







Van Morrison
Van-Morrison.jpg
Informação geral
Nome completo George Ivan Morrison
Nascimento 31 de Agosto de 1945 (68 anos)
Origem Belfast, Irlanda do Norte
País  Reino Unido
Gênero(s) R&B
Folk rock
Jazz
Soul
Instrumento(s) Violão
Saxofone
Vocal
Período em atividade 1967
Gravadora(s) Warner Bros. Records
Afiliação(ões) Them
Página oficial www.vanmorrison.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário